quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cuidados com o Intestino Neurogênico

      

 Diante de tantos relatos de famílias com problemas no trato do intestino neurogênico e consequentemente na evacuação, resolvemos abordar esse assunto e dar algumas dicas preciosas. Talvez o intestino neurogênico seja a sequela da mielomeningocele mais difícil de cuidar no dia a dia, pois requer um cuidado constante.

E o que podemos fazer para que as pessoas com intestino neurogênico criem rotina de evacuação e não acumulem as fezes?

Dicas importantes:

  •  A primeira dica é a mudança do habito alimentar, procurando fazer uso de alimentos ricos em fibra e aumentar a ingestão de líquidos (ÁGUA, chás e sucos). Sim, a ingestão de água é extremamente importante;

  • Quando há presença das fibras nas fezes, estas vão se tornar mais volumosas e menos ressecadas porque as fibras tem o poder de também absorver água. 

  • Os líquidos também ajudam a melhorar a função intestinal, pois as fezes vão se formando a medida que os líquidos vão sendo absorvidos no intestino, portanto, se ingerimos pequena quantidade de líquidos, as fezes ficarão muito endurecidas. Então, quanto mais líquidos e fibras forem ingeridos, eliminaremos menos fezes ressecadas.
A reeducação intestinal não se consegue em um pequeno período. É necessário disciplina e paciência.


Mas quais alimentos devo oferecer e consumir com frequência para favorecer a evacuação?



E quais alimentos devem ser evitados na dieta de pessoas com intestino neurogênico, principalmente o espático (tendem a prender/acumular as fezes)? 
Tem dúvidas ou sugestões? Manda uma email para apamba01@gmail.com!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário